MALDADE OU DESPREPARO?

MALDADE OU DESPREPARO?

Para fazer ou fabricar o que quer que seja é preciso preparo e planejamento, certo? Porque a maioria das pessoas não faz isso quando se trata de filhos?
A constituição familiar e a criação dos filhos é feita no improviso, muito poucos tem realmente preparo para isso. Esses pais despreparados estão na “sombra” e criam “sombra” sobre seus filhos. Não fazem isso de maldade, na verdade acham que estão acertando, não sabem o que estão fazendo. Seguem o padrão estabelecido pela sociedade ou pelos próprios pais deles.
Para os filhos que vivem sob essa sombra fica difícil de serem eles mesmos. Adotaram os valores e atitudes dos pais, e as tomam como certas. Caso ousem pensar diferente logo são repreendidos. Como isso vão se anulando, anulando seus sentimentos e sua espontaneidade, e sem perceber podem passar a vida toda reprimidos ou revoltados.
Aqui alguns são pais, mas todos nós somos filhos: pais, pensem bem, estão projetando suas próprias sombras sobre seus filhos? E vocês, filhos, estão debaixo da sombra de seus pais?
Analisem suas vidas e percebam, a maioria de nós está. Não é culpa dos nossos pais, eles aprenderam a ser assim com os pais deles. Se não percebermos isso faremos a mesma coisa com nossos filhos, se já não estamos fazendo...
Nós podemos, e devemos, quebrar esse círculo vicioso. Não há mal nenhum em ser diferente e em não concordar com os valores dos pais. Quando percebemos que não estamos em uma relação saudável, uma conversa sobre isso é válida, mas nem sempre possível. No caso de não ser possível conversar sobre esse assunto com os pais, siga sua vida, da sua forma, sem culpa e sem revolta. Cuidar de você é bom para você e para eles também, talvez, assim, percebam suas próprias sombras.
Com o tempo vamos deixando as sombras de lado e focando nas coisas boas do relacionamento. Relações saudáveis são baseadas no afeto. Mas essa mudança não acontecerá de um dia para o outro. É um processo e demanda tempo, paciência e persistência. É necessário um grande trabalho de autoconhecimento para ser nós mesmos e ainda assim ter um bom relacionamento familiar.
O objetivo é nos aceitar como somos e aceitar nossos pais como são.

----------- Bruna Pinto




Comentários

Postagens mais visitadas