O SAGRADO FEMININO E A TPM



Há muito tempo, por motivo de crenças muito antigas, as mulheres são tratadas como as causadoras iniciais de todo o sofrimento humano. O mito é: além de pecadoras, são fracas física e emocionalmente e, além de tudo, controladas por hormônios descontrolados. Esse é o discurso masculino para subjugar as mulheres. E tanto fizeram que elas esqueceram sua própria natureza e se acharam merecedoras de tamanho descrédito.
Faz algum tempo, poucas décadas, alguma mulheres começaram a despertar uma força e uma coragem interior que estava adormecida e enfrentaram a sociedade machista. Mas ao invés de assumirem sua feminilidade, sua força geradora/cuidadora e emocional/criativa, esforçaram para se destacar no mundo masculino mostrando que conseguem ser mais homens que os próprios homens. Ficou tudo ao contrário!
Existem diferenças cruciais entre feminino e masculino, não dá para competir, e nem deve. Cada um tem sua função. São dois polos complementares do Todo. Se um está mais desenvolvido, o todo fica em desequilíbrio. As mulheres saíram de um extremo e foram parar no outro extremo... Hoje elas são muito racionais e práticas, pois isso é valorizado na sociedade. E foi exatamente por esse motivo que se criou o mito de que a TPM é um período extremamente desagradável e infeliz, pois é quando a mulher fica mais vulnerável e sensível.

Mas vamos falar da essência, essa essência feminina de que o mundo anda carente. A mulher é essencialmente emocional, criativa, acolhedora e intuitiva. Ela gera, cuida e nutre. Assim como a Lua temos, por natureza, ciclos de 28 dias. Somos cíclicas! Mas nos esquecemos disso, apresar de nos ser mostrado mensalmente.
Podemos usar essas característica e esses períodos a nosso favor. Assim como fazem na lavoura, na pesca e na astrologia, podemos usar a Lua para entender o que acontece conosco.
A analogia seria o seguinte:


  • Lua Nova = menstruação. Período de recolhimento, de menor força física. Hora de limpeza para o começo de um novo ciclo. 
  • Lua Crescente = pós-menstrual. Após a limpeza, a alma está leve e alegre, seu brilho está aumentando. Hora de semear. 
  • Lua Cheia = ovulação. Período fértil, literalmente. Você está brilhante! Hora de colocar as mãos à obra, de integrar o masculino. Aqui podemos ser práticas e mais racionais. Aproveite sua maior autoestima e confiança, e o pensamento lógico, para concretizar o planejamento que foi semeado no período anterior.
  • Lua Minguante = pré-menstrual. Aqui está a famigerada TPM (tensão pré-menstrual). Esse é um período de fechamento de ciclo, balanço do mês. O brilho chegou no seu ápice e começa a diminuir. Ao mesmo tempo as sombras vão se revelando. É sim um momento de tensão, onde tudo o que foi planejado, semeado e concretizado, será avaliado. Mas não é uma avaliação racional, como estamos acostumadas, ela é essencialmente interna. Aquilo que te limita, aquilo que você reprime, será revelado. Prefiro chamar a TPM de Tempo Para Meditar. Deixar de fazer para Ser. Momento para observar e praparar para a limpeza.
Se não estamos consciente desses períodos ficamos à deriva num mar de sentimentos e emoções contraditórias. Ficamos à mercê dos hormônios. Eles ficam descontrolados pois não estamos no controle. E isso é muito desgastante, com certeza! Precisamos aprender com a natureza, ela é sábia e está do nosso lado. Nós somos sábia e somos a própria natureza!
Observe seu ciclo e aprenda com ele. Menstruação não é um castigo divino, ou época impura, é uma bênção. Aproveite seu TPM (Tempo Para Meditar) e reveja suas prioridades. Veja o que está te incomodando, mas não ataque o incômodo...medite, transforme-o. Seja mulher, ative o sagrado feminino em você e verá que as dores e a angústia desaparecerão e no lugar ficará um sentimento de conexão profunda com a vida e o próprio Ser que é você.



Grande abraço!

---------- Bruna Pinto

LEIA TAMBÉM

FLUXO DA VIDA


EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Comentários

  1. Amei!! Tenho entrado nessa busca de meu sagrado feminino e espero me conectar com ele, comigo mesma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas