MEDITAR É MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ IMAGINA


 Meditar está na moda, mas pouca gente se atreve a praticar realmente. Talvez por achar que não consegue ou que é chato ficar parado sem fazer nada, e não tem tempo pra isso. Hoje quero desmistificar a meditação. Tirar da sua cabeça aquela imagem estereotipada do meditador sentado ereto, de olhos fechados, na mesma posição horas a fio. É essa visão que faz as pessoas desistir.







Se você é iniciante esqueça a história de ficar sentado muito tempo, a não ser que goste, caso contrário sentirá um grande desconforto, e não é esse o objetivo. Existem diversas linhas e técnicas, tem para todo gosto.
Meditar pode ser focalizar a mente em algo como a respiração, um mantra, um objeto ou qualquer outra coisa, contando que sua atenção esteja somente ali (sem julgar ou se identificar). Você pode meditar se abrindo para o divino, como em oração, mas, nesse caso, ao invés de falar você vai escutar. A meditação também pode ser um estado de mente vazia, sem pensamento algum (essa é a forma mais difícil para muitas pessoas). Além disso, pode ser experimentada através da contemplação da realidade, é o mesmo que pensar na vida, com a diferença do não julgamento de valor.
Dá para meditar em pé, sentado, andando, pode ser por um instante, alguns minutos ou dias inteiros. 

Escolha o que for melhor para você, não tente imitar alguém. Vou listar algumas técnicas que acho interessantes, diferentes e fáceis de fazer e que podem, talvez, despertar seu interesse em se aprofundar no assunto.

- Meditação por um instante:

Consiste em parar o que está fazendo, onde quer que esteja (no ônibus, no trabalho, na fila, etc) e fazer silêncio mental por um minuto. Com o tempo, esse tempo pode ir diminuindo até que você só precise de alguns segundos para voltar ao estado de calma ou alegrar seu coração. Veja o vídeo.



- Meditação em pé:

Essa é indicada para aqueles que têm alguma limitação nos joelhos ou coluna. Contempla a mesma concentração mental e acrescenta o equilíbrio. Para saber mais procure por “Postura da Montanha – Yoga” ou “Zhan Zuang – postura de abraçar a árvore – Chi Kung” 




- Meditação em movimento:

Yoga ou Tai Chi Chuan são formas de meditar em movimento. Dançar também pode ser uma opção. Monges alternam períodos de meditação sentados com uma caminhada com pequenos passos, onde conservam o estado meditativo. Toda ação pode ser meditação desde que você coloque toda a atenção nela. Ao tomar banho, por exemplo, sinta a água, sinta o toque do sabonete, esqueça o que irá fazer depois ou os problemas que está passando, se concentre no momento. O mesmo vale para dirigir, lavar louça, caminhar, fazer sexo...


Viu que não é tão difícil? Onde quer que você esteja, em qualquer posição e por quanto tempo for, dá pra meditar. Basta se concentrar no momento presente, sem passado ou futuro, sem certo ou errado. Exercite a sua presença e a plena atenção da forma que achar melhor e conserve esse estado pelo maior espaço de tempo que conseguir. Isso é meditar!




------------- Bruna Pinto

VEJA O VÍDEO ADAPTADO DESTE TEXTO



VEJA TAMBÉM

SIMPLISMENTE SER
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/06/outro-dia-estava-tentando-exercitar.html

Comentários

  1. Respostas
    1. Manter a mente sem pensamentos excessivos é a coisa mais importante que existe. A técnica pouco importa. O importante é conservar um estado de calma e leveza, assim vida flui...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas